As brincadeiras e os jogos infantis contribuem para o desenvolvimento físico, emocial e intelectual das crianças.
Pular amarelinha é muito legal e simples. A criançada tem que mexer o corpinho e pensar rápido para não pisar fora da linha. O tabuleiro, pode ser desenhado no quintal de casa, na rua ou no pátio da escola, é dividido em quadradinhos numerados de 1 a 10, em uma ponta é inscrito céu e na outra inferno.
A amarelinha é muito antiga. Ela teve origem na Roma Antiga e simbolizava a pasagem do homem pela vida.
ETAPAS:
1- Joga-se a pedra na primeira quadra,não podendo pular nela. Vai com um pé só,batendo os dois pés no chão ,na quarta e na quinta casa e no céu sem fim.
2- Chutinho: vai chutando a pedra que foi jogada perto, antes da amarelinha,com um pé só. A pedra não pode bater na risca,se errar passa para outra criança até chegar sua vez.
3- Na terceira etapa joga-se sem pedra.Com os olhos vendados diz: "Pisei?" As outras crianças respondem: "Não". Assim casa por casa até sua vez. Também na terceira casa é com um pé só. E os dois na quarta e quinta casas.
4- Tirar casa: de costas joga-se a pedra para trás, onde cair, essa casa será excluída. risca-se com giz a mesma,podendo pisar nela com os dois pés.
Nenhum comentário:
Postar um comentário